terça-feira, 9 de abril de 2013

Atitude de Barbosa foi "desrespeitosa e grosseira", dizem associações 460

As três principais associações de magistrados emitiram uma nota nesta terça-feira (9) criticando o comportamento do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Joaquim Barbosa, em uma audiência ontem e afirmando que a história da Corte "contempla grandes presidentes e o futuro há de corrigir os erros presentes".

No encontro, pedido pelos representantes das entidades para apresentar reivindicações da categoria, houve bate-boca e o clima ficou tenso. Diversos temas foram alvo de críticas de Barbosa, mas o ápice da discussão se deu em torno da criação de mais quatro tribunais regionais federais.

Em certo momento, ele chegou a mandar que um dos magistrados baixasse o tom de voz e só falasse quando autorizado.

O documento é assinado pelo presidente da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), Nelson Calandra, da Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil), Nino Toldo, e o presidente em exercício da Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho), João Bosco de Barcelos Coura, que estavam presentes na audiência de ontem.

A Ajufe também soltou um comunicado separado em que repudia a acusação de Barbosa de que houve atuação "sorrateira" da entidade em favor da aprovação da criação de mais tribunais.

O documento critica o fato de o ministro ter dito que as entidades classe induziram o Congresso a erro. "Insinuar que uma associação de classe iludiu o Congresso Nacional é desmerecer e diminuir a capacidade técnica e política do parlamento brasileiro, que possui quadros experientes que jamais se submeteriam a artimanhas dessa natureza", afirma Nino Toldo, da Ajufe, no texto.

Leia mais: Universo Online.

Nota: Estaria o presidente do Supremo Tribunal Federal cometendo exagero. Não é fácil saber, pois não conhecemos os bastidores. Parece-nos que o o Ministro joaquim Barbosa está colocando a mão na ferida e muitos, desacostumados com a dor, estão em prantos... 

Enéias Teles Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário